Fome x Vontade de Comer

Você sabe a diferença entre vontade de comer e fome?

Muitas pessoas não sabem/conseguem perceber a diferença entre estas sensações e acabam comendo, pois acham que estão com fome quando na verdade estão apenas com vontade de comer.

Isso acontece, provavelmente quando estamos comendo além do que o nosso corpo esta precisando, e a consequência deste comer a mais virá acompanhado de alguns quilinhos extras.

Vamos tentar entender:

FOME: Sensação desesperada pela necessidade de um alimento. Ela não é específica, ou seja, qualquer alimento que você tenha disponível e goste, pode matar a fome. Na dúvida, verifique se você comeria uma maçã, se a resposta for SIM, então você esta com fome e deve se alimentar.

VONTADE DE COMER: Normalmente é direcionada a um ou dois alimentos específicos, normalmente algo que tenha mais açúcar ou gordura. Esta sensação pode estar associada a uma situação emocional, como ansiedade, tristeza, angústia ou até mesmo felicidade extrema. A vontade de comer também é chama de fome emocional. Neste caso pense na mesma maçã, você a comeria neste momento? Se a reposta for NÃO, você esta com vontade de comer.

O que fazer ?!?

Antes de comer, faça sempre o teste:

O que eu quero comer?

Se qualquer alimento servir, a sua necessidade é física. Coma alguma coisa sempre verificando a velocidade da sua mastigação, pois quem come rápido demais tende a exagerar nas quantidades.

Agora, se sua necessidade por comida for por algum alimento específico, significa que você está tentando apagar um sentimento com o alimento.

Neste caso, faça uma reflexão dos motivos pelos quais você quer comer e procure se distrair de alguma outra forma.

Publicações Recentes