ERVAS E ESPECIARIAS

Sei que a correria do dia a dia nos deixa exaustos.

Que tal voltar nosso olhar para os alimentos que a natureza nos fornece?

Através destes alimentos podemos nos nutrir, equilibrar nossa alimentação e até evitar alguns tipos de doenças.

Estes alimentos foram identificados como “anti-inflamatórios”, pois podem nos ajudar a reduzir a dor e até a uma inflamação crônica. Isto acontece pois ele contêm vitaminas essenciais, minerais e antioxidantes.

 

Cúrcuma (Açafrão da Terra)

Tempero amarelo vibrante, usado para tratar infecções, feridas, resfriados e doenças do fígado.

Como usar: em sopas, legumes refogados e até mesmo no arroz.

 

Canela

A canela pode ajudar a melhorar a função cerebral, combater o câncer, auxiliar na digestão, ajudar na perda de peso e combater diabetes.

Como usar: a canela em pau no chá, a canela em pó sem açúcar com frutas e até mesmo com granola.

 

Alecrim

Ajuda a melhorar a memória, aliviar a dor muscular, a digestão e a reduzir áreas de inflamação.

Como usar: ao cozinhar legumes acrescente um raminho, polvilhe sobre fatias de batatas antes de assar, ao cozinhar frango acrescente um raminho.

 

Gengibre 

Aromático e um pouco picante, é repleto de nutrientes e oferece uma vasta gama de benefícios à saúde. O consumo de gengibre pode nos propiciar efeitos anti-inflamatórios, trazer alívio no caso de náuseas e vômitos (em particular durante a gravidez).

Como usar: bater 2 rodelas com suco de frutas, no molho para salada adicionar um pouco de gengibre fresco ralado e alho ao azeite.

 

Orégano

Hummm já sinto o cheirinho de pizza…

O orégano contém uma poderosa substância chamada beta-cariofileno que ajuda a combater a inflamação. Esta erva beneficia condições como a osteoporose e a arteriosclerose, também é anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico.

Como usar: sobre a pizza, sem dúvida nenhuma. Podemos também adicionar o orégano no seu molho de macarrão ou sobre a salada, no preparo de carnes cozidas e de legumes cozidos e até mesmo para temperar o feijão.

 

Alho

Recomendado para aliviar a dor da artrite, ajuda a reduzir a inflamação e a pressão sanguínea, bem como desintoxicar o corpo de metais pesados.

Como usar: no molho para salada – 1 dente de alho picado com azeite, para refogar legumes, se não se incomodar use fatias finas de alho no cozimento das carnes.

Com Amor

Publicações Recentes

Deixe um Comentário