Cores para uma alimentação saudável

No processo de nutrição, o organismo usa os alimentos para assimilar os nutrientes que neles existem realizando, assim, as suas funções vitais. Uma dieta rica em quantidade e variedade nutricional é condição necessária para uma boa nutrição humana.

É importante não esquecer que uma alimentação saudável é INQUESTIONAVELMENTE BENÉFICA para nossa saúde.

Como conseguir de forma fácil ter uma alimentação nutritiva, varia e equilibrada?

Podemos escolher os nossos alimentos pelas cores. A cor dos alimentos é determinada pela presença de pigmentos, os quais desempenham um papel importante na prevenção e proteção do organismo contra doenças.

Alimentos Brancos

Ricos em vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

São eles:  aipim, aipo, alho, alho-poró, atemoya, aspargo, banana, batata baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, mangostin, nabo, pêra e pinha.

 

Alimentos Vermelhos

O licopeno é a substância carotenóide que da a cor avermelhada a este grupo de alimentos. Os carotenóides  são precursores da vitamina A. Estes alimentos fazem bem para o coração e para a memória,  previnem o câncer e fortalecem olhos e pele.

São eles: acerola, cebola vermelha, cereja, ciriguela, goiaba vermelha, grapefruit, maçã, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.

 

Alimentos Amarelos

Também são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

São eles: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, kino, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, sapoti e tangerina.

 

Alimentos Roxos

Estes alimentos contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

 

São eles: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jaboticaba, jamelão, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.

Alimentos Verdes

Este grupo de alimentos é rico em cálcio, fósforo, ferro, clorofila e vitaminas A e C. Promovem o crescimento, ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

São eles:  abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.

Alimentos Castanhos

São ricos em fibras, vitamina B e E. Contribuem para o melhor funcionamento do intestino, ajudam a combater a ansiedade e depressão, a prevenir câncer e doenças cardiovasculares.

São eles: nozes, aveia, castanhas, cereais integrais, farelo de trigo e centeio.

 

Assim fica fácil na hora da escolha dos alimentos, pois quanto mais colorido a nossa  dieta melhor a qualidade da nossa alimentação.

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